“Dengue – O Fim da Picada e da Água Parada”

A peça “Dengue – O Fim da Picada e da Água Parada” acontece nos dias 25, 26, 27 e 28 de setembro em escolas públicas de Buritizeiro e João Pinheiro (MG). O espetáculo gratuito busca ensinar as crianças a cuidarem dos locais focos do mosquito e a contribuírem com a sociedade. A programação completa com horários e locais pode ser encontrada abaixo.

O espetáculo conta a história de Seu Zé, um humano descuidado, que tem a mania de acumular objetos trazidos das ruas. Com o quintal lotado e semanas após uma grande chuva, Seu Zé recebe a visita de um agente de saúde para fiscalizar o terreno. Infelizmente, o senhor estava dormindo, e o agente deixou uma carta com instruções de como armazenar de forma correta os objetos de seu quintal.

Enquanto isso, no quintal do seu Zé, as Mosquitas percebem e imediatamente interrompem a festa que elas estavam promovendo no quintal, onde comemoravam o descuido dos seres humanos. Será que Seu Zé será picado pelas Mosquitas?

A dengue, a chikungunya e a zika são doenças virais transmitidas por mosquitos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou 1 milhão de casos de dengue em 2023. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a prevenção dessas doenças deve envolver a família e toda a comunidade, por isso projetos como “Dengue: O Fim da Picada e da Água Parada” ajudam a conscientizar as crianças desde cedo, contribuindo com a diminuição de casos.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Dengue – O Fim da Picada e da Água Parada” tem a produção da Lumax Produções, apoio Komedi e com patrocínio da Minasligas e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Acreditar no desenvolvimento das pessoas, dentro e fora da empresa é um dos valores da Minasligas, que incentiva em projetos como este, que visam transformar, conscientizar e ampliar os horizontes das pessoas”, destaca o coordenador de RH, José Júnior. “Exemplo disso é que, só em 2023, estamos apoiando e incentivando cerca de 50 projetos sociais em dez municípios, impactando positivamente na vida de quase 600 mil pessoas”, conclui.

Sobre A MINASLIGAS:  Com quatro décadas de atuação, a Minasligas é uma das maiores produtoras de ECO Ferro Silício, ECO Silício Metal e ECO Microsílica do Brasil.  O sucesso da Minasligas é resultado da combinação de importantes fatores: empreendedorismo e conhecimento em gestão de negócios dos fundadores e sucessores, a qualidade técnica das nossas equipes, o profissionalismo e a paixão dos empregados pelo que fazem.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Serviço:

“Dengue: O Fim da Picada e da Água Parada” em Buritizeiro e João Pinheiro (MG)

Datas, horários e locais:

25/09 – 10h30 e 14h00

Escola Municipal “Benedita Conceição Roquete”

Rua Triângulo, 204 – Bairro São Francisco – Buritizeiro, MG

26/09 – 09h30

Escola Municipal “Inácio Alves Moreira”

Rua Pará, 369 – Bairro São Francisco – Buritizeiro, MG

27/09 – 10h00 e 14h00

Escola Municipal “Israel Pinheiro”

Rua Antônio Vicente de Souza, S/N – Bairro Mangabeiras – João Pinheiro, MG