Destaque Saúde

Profissionais da Saúde do Município de João Pinheiro recebem capacitação para o enfrentamento do COVID 19 – Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pinheiro, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas (SRS) promoveram, na tarde desta  sexta-feira (13/03), no anfiteatro da FCJP – Faculdade Cidade de João Pinheiro, uma Capacitação Técnica para alinhamento sobre Atenção e Vigilância em Saúde para o enfrentamento ao Covid-19, para os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e no Hospital Municipal Antônio Carneiro Valadares.

O objetivo foi orientá-los na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de infecção humana pelo vírus SARS-CoV2, contribuindo assim para a redução dos riscos de transmissibilidade no nosso município

A abertura foi realizada pelo Secretário Municipal de Saúde Gilberto César, dando continuidade aos trabalhos Dr Fábio Peixoto Gonçalves e a Enfermeira Mariana Cristina Moraes Xavier Duarte, referência Técnica da SRS Patos de Minas e Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária a Saúde.

Os palestrantes destacaram a importância da notificação imediata do caso suspeito à Vigilância Municipal, bem como a leitura pelos profissionais de saúde, do Protocolo de Manejo Clínico do Ministério da Saúde, sobre a Covid-19, especialmente para concentrarem a atenção aos pacientes com comorbidade e idosos, populações essa, apontadas pelas estatísticas com maior risco de letalidade.

Alguns cuidados básicos de acordo com o Ministério da Saúde, citados pelos palestrantes, reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Coronavírus. Entre as medidas estão: Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; Evitar contato próximo com pessoas doentes; Ficar em casa quando estiver doente; Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

O evento foi encerrado com um espaço aberto para perguntas e esclarecimentos de dúvidas dos participantes, e, com o pronunciamento do Prefeito Edinho em relação as medidas que serão adotadas para reduzir os reflexos negativo da doença no município objetivando preparar os profissionais da saúde e a população para atuarem frente a essa pandemia.

Texto: Edson G. Fagundes – Enfermeiro

Fotos: Raquel Menezes Costa – Enfermeira